quinta-feira, abril 27, 2006

3 meses depois ...










Olá pessoal, depois de muito tempo resolvemos criar um site para colocar as novidades aqui de Praga. Estamos muito bem, morando em um lugar legal, trabalhando e tomando várias cervejas, porque ninguém é de ferro... Abaixo tem um pequeno resumo de como estão as coisas por aqui. Espero colocar as novidades com mais frequência.

Apartamento:

Estamos morando em um apartamento alugado bem legal, o qual dividimos com a irmã e cunhado da Gita. Não é muito grande mas suficiente e fica bem perto do centro e do metrô. É uma região bem tranquila, cheia de árvores e tem até um pequeno centro de treinamento de hipismo bem na frente. Como o apartamento não era mobiliado, compramos quase todos os móveis, mas ainda faltam algumas coisas. Aqui não se paga para montar os móveis porque é muito caro, então eu o Kuba (cunhado da Gita) montamos tudo. Depois da mesa, cadeiras e armário da sala posso dizer que montar o armário do quarto e a cama foi moleza.

Vocês devem estar se perguntando se não vamos comprar algum apartamento ou casa, se vamos sempre ficar gastando dinheiro com aluguel. Até pretendemos comprar, mas aqui em Praga é tão caro que tem que ser bem planejado.

Frio e neve:

Tava uma friaca muito grande e muita neve por todos os lados. Aqui em Praga quando neva fica tudo bonito de manha mas de tarde derrete grande parte da neve e vira aquela meleca, dificilmente a neve fica no chão por mais de 2 dias, a não ser que neve novamente. O legal mesmo é ir para casa dos pais da Gita, lá fica no caminho para as montanhas e a neve só começa a derreter em março.

Esse ano eu até me arrisquei a esquiar, foi muito legal, fomos para um lugar chamado Herlikovice que fica 50km da casa dos pais da Gita. Alugamos os esquis e fomos subir a montanha usando teleférico. Já na entrada do teleférico eu percebi que perdi os óculos de esqui da Gita, pois é, já comecei aprontando. Depois desse pequeno incidente subimos a montanha e fomos descer no lugar mais fácil para eu não me arrebentar, o único problema é que erramos o caminho e fomos parar em um lugar não tão fácil assim. Ainda bem que o lugar fácil não estava tão longe, mas tivemos que cortar caminho pelo meio do mato, que na verdade tava coberto por muita neve. Finalmente chegamos no lugar mais fácil, só que eu já tava quase morrendo de cansaço :-) A Gita já é craque nos esquis, então para ela aquela aventura toda foi como brincadeira de criança. O mais importante é que esquiamos o dia inteiro, o tempo estava ótimo, eu não caí muitas vezes e no final eu até consegui apostar corrida com a Gita, mas é claro que perdi. Teve até uma hora que eu estava tão rápido que a Gita até ficou impressionada, o que ela não imaginava é que eu não estava é conseguindo parar e quase me arrebentei no poste do teleférico, mas saí a salvo de mais essa :-) No final do dia tivemos que descer em um lugar muito difícil, para mim é claro, o pior é que descemos no lugar errado e tivemos que andar uns 2 quilômetros na neve, com as botas de esqui, depois de ter esquiado o dia inteiro. Não vou mentir, foi foda! Gostei tanto da brincadeira que com certeza vou me arriscar mais vezes no inverno que vem, e o bom é que agora já temos plano de saúde :-)

É muito bonito ver tanta neve, o único problema é quando começa a derreter. Esse ano nevou muito pouco antes do começo da primavera, o que fez um estrago em várias cidades, porque os rios transbordaram e boa parte do país ficou alagada. o Rio Vltava em Praga também encheu muito, mas felizmente não o suficiente para alagar a cidade como na enchente de agosto de 2002, onde a cidade realmente ficou de baixo d'água. Só que não precisam se preocupar, moramos em um lugar bem alto, onde se um dia chegar a alagar é porque o mundo realmente tá acabando...

Agora o frio e a neve já foram embora para dar lugar
à primavera e chuva, muita chuva. Só que mesmo assim tá legal, as ávores já estão cheias de flores, logo logo com frutas (maçã, pêra, cereja, ameixa, framboesa, manga, etc.) hehe, manga aqui só tem importada do Brasil mesmo. Já estamos até planejando comprar bicicletas, cadeiras para colocar na varanda do apartamento e aproveitar também fazer churrasco no jardim do vizinho, não necessáriamente nessa ordem.

No primeiro final de semana que fez sol fomos visitar o zoológico de Praga. É muito bonito e gigante. Chegamos na hora que abriu e saimos na hora que tava fechando, mesmo assim quase não conseguimos ver tudo. Só reparei em uma coisa interessante, o zoológico aqui não tem jacaré, mas tem onça, arara vermelha, tamanduá, sucuri, capivara e barata. Isso mesmo, barata aqui só no zoológico e a maioria é usada como alimento para cobras e lagartos, o resto fica tudo amontoado dentro de um vidro para os visitantes se enojarem. Muito bom isso!!!

Tcheco, que idioma difícil, ou será que sou burro mesmo?

Posso até ser burro, mas isso nao faz do tcheco mais fácil, muito pelo contrário, eita idioma difícil esse. Conhecemos vários estrangeiros aqui e contamos nos dedos aqueles que falam tcheco de forma razoável. Realmente só aprende se estudar muito ou se não conhecer ninguém que fala outro idioma.
Eu fiz um curso intensivo de 6 semanas, 5 dias por semana, 5 horas por dia. Foi muito bom e agora posso dizer que já falo o básico, mas pretendo ainda fazer vários outros cursos. O que me ajuda é que na família da Gita o pessoal não fala inglês, então pratico bastante.

Diálogo básico para quem vier para Praga e não quiser passar dificuldades:

1. Jmenuju se Airton = Meu nome é Airton (troque Airton pelo seu nome)
2. Nemluvím český = Não falo tcheco
3. Kde jsem, ještě v Praze? = Onde estou, ainda em Praga?
4. Jednou pivo prosím = Uma cerveja por favor

Páscoa (Vánoce)

A Páscoa aqui é comemorada na segunda-feira e não no domingo como no Brasil, então o feriado aqui é na segunda de páscoa e não na sexta-feira santa.

Também diferente do Brasil, o símbolo da páscoa é a galinha e não o coelho. Também tem coelho da páscoa, mas a galinha é o símbolo principal.

Segundo a tradição, no dia da páscoa os homens passam nas casas ondem tem mulheres, cantam uma música de páscoa, usam uma varianha com enfeites de páscoa para, simbolicamente, "bater" na bunda das mulheres da casa. Dessa forma as mulheres ficarão o ano todo jovens e saudáveis. Como retribuição as mulherem oferecem para os homens alguma bebida (normalmente tipo cachaça) e alguma lembraça ou coisa para comer. Mas como nem tudo são flores, após várias bebidas, os homens começam a ficar bêbados, sem noção nenhuma, e a bunda da mulherada cheia de vergões :-) Não acho isso legal, mas é assim que funciona aqui. Para descontar a mulherada muitas vezes joga um balde de água fria da cabeça dos homens.

Uma coisa legal é que os ovos de páscoa aqui são ovos de galinha, pintados e decorados. Ficam muito bonitos. Normalmente são usadas somente as cascas dos ovos que ficam decoradas de forma parecida com bolas de natal, mas algumas vezes os ovos são cozidos, decorados e entregues como uma das lembraças de páscoa. Até eu e a Gita nos arriscamos a decorar alguns ovos, como vocês já devem ter reparado na foto:-)

Imigrante ilegal?

Não, não sou mais imigrante ilegal. Eu já consegui visto permanente e agora posso morar e trabalhar normalmente.

Cerveja:

Como sempre disse, para mim a melhor cerveja do mundo é produzida aqui, e por isso não posso deixar de tomar, mas com moderação é claro :-) O mais bacana de tudo é que no meu bairro fica a fábrica da cervejaria Staropramen, será que é coincidência?

Estilo Pilsen: criado na Rep. Tcheca em 1842 em uma cidade chamada Plzeň, onde é fabricada a cerveja Pilsner Urquell.

Budweiser: a Budweiser original também é daqui e não dos EUA. É produzida em uma cidade chamada České Budějovice.

Brasileiros:

Nada melhor do que sair para tomar uma cervejinha com os amigos, o mais legal é que conhecemos um grupo grande de brasileiros que moram aqui. Praticamente toda semana nos encontramos.

Copa do Mundo:

Nao sei se voces já olharam no mapa onde fica a Rep. Tcheca. Pois é, fica do lado da Alemanha e só 300km de Berlin e Munique, onde o Brasil vai jogar na copa. Bem que tentei comprar ingressos no site da FIFA, mas não consegui. Tou tentando comprar com um cambista (aqui também tem essas coisas) mas o cara tá só enrolando. Acho que vou acabar assistindo com os amigos em algum bar da cidade, e já que vou estar no bar vou aproveitar para tomar várias cervejas :-)

A última copa assisti aqui também e o Brasil ganhou, acho que dá sorte.

3 comentários:

Bruna disse...

Oiê meus amigos...

Que legal o site de vcs, da pra matar muito a saudade né?

A gente não vê a hora de estar ai pra matar a saudade e fazer um "furdunço" básico...rs

Adorei...

Um super beijo e fiquem com Deus...

Bruna

Walter e Família disse...

Muito legal ter noticias de vcs e saber que tudo está indo muito bem, sentimos muito a falta de vcs, pena que é tão longe.

A Bia outro dia comentou que queria brincar na neve e perguntou se a Gita não poderia mandar um pouco para ela, comentamos que seria difícil.

Para matar um pouco da saudade e lembrar dos momentos engraçados, as vezes confirmamos com a Bia como a Vaca dela está mugindo (Buu ou Muu) e verificamos que ainda continua "Bu"gindo.

Bruna disse...

Oi Gita, Oi Airton...

Tá chegando a hora, iremos nos encontrar em breve...

Nos aguarde !!!

Beijos