domingo, setembro 10, 2006

Passeios de bicicleta na Primavera x Verão


Esse ano aproveitamos o calor que fez no verão e andamos muito de bicicleta, o que em São Paulo não era muito fácil. Assim que o inverno acabou nós compramos bicicletas e fizemos vários passeios, alguns até durante o final de semana todo, normalmente com alguns grupos de amigos. Nos próximos parágragos vou falar um pouco de alguns passeios...


Karlstejn:

Esse foi nosso primeiro passeio de bicicleta, saímos de Praga e fomos para Karlstejn, que fica 35km de Praga. Tinhamos acabado de comprar as bicicletas e fomos com um colega do meu trabalho, o Sharath. O caminho foi muito bonito. Fomos berando o rio e passando por várias trilhas e vilas legais no caminho. Levamos umas 4 horas pra chegar e ficamos muito cansados, mas valeu a pena. Andamos bastante em volta e dentro do castelo. Na minha opinião esse é um dos castelos mais bonitos da República Tcheca.

Na volta já não tínhamos pique e voltamos de trem :), mas isso é normal, muita gente vai bem longe e pega o trem para voltar. Depois desse ainda fizemos vários outros passeios, cada um mais longo que o outro. O importante é que nosso último passeio já foi bem tranquilo, já estavamos preparados.


Hořice:

Nesse passeio fomos com um grupo de amigos da IAESTE, centro de intercâmbio onde a Gita trabalhava e por onde eu vim a primeira vez pra Praga. Ficamos perto da casa dos pais da Gita, em Horice (cidade onde a Gita nasceu), só 10km de distância. Pedalamos aprox. 95km durante o final de semana, passando por vários lugares legais: represa; museu de esculturas a céu aberto; floresta e castelo.

Esse foi nosso primeiro passeio de dois dias, foi muito legal mas ficamos exaustos. Valeu a pena, depois de alguns dias as pernas já tinham parado de doer.


Slavonice:

Mais uma vez fizemos um passeio de final de semana com o pessoal da IAESTE. Dessa vez fomos para o sul da República Tcheca de trem e ônibus até a cidade de Slavonice, na fronteira com a Áustria. De lá passamos por vários lugares: florestas, castelos, cidades e lagos. Chegamos até a atravessar a fronteira entre com a Áustria e andar por lá umas 3 horas. Foi bem legal, a Áustria é muito bonita e organizada. Tava na época da colheita, então tinha vários tratores gigantes andando por todos os lados levando o feno que sobrou das plantações.

Posso dizer que esse foi o passeio mais cansativo porque tinham várias subidas e descidas. Andamos no final de semana aprox. 135km. Tinha hora que achavamos que as pernas não aguentariam, mas no final deu tudo certo, o passeio valeu a pena e provavelmente vamos repetir ano que vem.


Slapy:

Essa vez fomos pedalar juntos com o pessoal do meu trabalho. Andamos aprox. 65km. Fomos pedalando de Praga até Slapy, 20km de Praga, onde mora um dos meus colegas. De lá fomos pedalar no meio das florestas, subindo e descendo morros. Esse passeio foi complicado, em vários momentos não conseguiamos subir e tinhamos que subir empurrando a biscicleta. Até empurrando era difícil e as vezes as descidas eram tão ingrimes que ninguém arriscava descer pedalando. Teve um que quase não aguentou, olhando a cara dele parecia que estava morrendo. No final do dia pegamos um trem que nos levou metade do caminho de volta, ainda tivemos que pedalar um monte até chegarmos em casa. Como nos outros passeios ficamos muito cansados mas valeu a pena :-)


Karlstejn 2:

Fomos mais uma vez para Karlstejn, dessa vez com um casal de amigos brasileiros. Esse realmente foi um passeio, só 45km sem praticamente nenhuma subida. Conseguimos aproveitar bastante, mas acho que nossos amigos quase não aguentaram, já que esse foi o primeiro passeio deles.

Lá encontramos o resto do pessoal que foi de carro. Ficamos lá o dia inteiro, fizemos pique-nique na beira do rio e mais uma vez voltamos para Praga de trem. Esse é um passeio que realmente recomendo, tranquilo, bonito e perto, ideal para um dia inteiro.

Nenhum comentário: